bandas
Notas de campo.
A Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense (Pataias: 1877-07-15) foi fundada por padre (VER) e tem sede própria. Teve a sua primeira sede a 12 de Junho de 1957, demolida para dar lugar à nova sede.
A banda tem cerca de 20 elementos. Tem como maestro Luís Espadana. Tem ensaios à sexta-feira, às 21:30.
Tem escola de música, quer para a banda quer de classes de instrumentos, com cerca de 30 alunos.
Tem apoios da Câmara Municipal de Alcobaça, da União de Freguesias de Martingança e Pataias e gera recursos prçóprios.
O seu instrumentário é adquirido pela própria banda. Até cerca de 2000 recebeu alguns instrumenmtos da Fundação INATEL.
Além das suas actividades próprias, aluga salas para actividades.
Faz cerca de 12 serviços por ano, entre janeiro e agosto. Estes serviços custam entre ?700 e ?1500. Sáo sobretudo religiosos. A sua geografia tem como limites máximos Grândola (uma vez) e o Distrito de Coimbra.
Não têm trabalhos editados. Têm uma edição em vídeo com o concerto comemorativo dos 14o anos, com a presença do Carrilhão Lusitanus, e que foi feita a 15 de Julho de 2017, junto ao coreto de Pataias.
A banda toda no coreto ou junto ao coreto, que está em obras.

Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense
Avenida da Sociedade Filarmónica Pataiense, 33-35